Regras

REGRAS DO CAMPEONATO SUPERF1BR


[COMISSÃO ORGANIZADORA]


Os pilotos FERNANDO ALVES, ANDERSON MARQUES e LUCAS ROLIM constituem a "Comissão Organizadora".

A Comissão Organizadora é responsável por administrar o campeonato em todas as suas instâncias, como: preparar o site e o grupo do facebook, fazer comunicados, providenciar servidores e garantir que as regras sejam cumpridas. Composta por pilotos rodados, ela se valerá de sua experiência para contornar as situações que surgirem. As atitudes tomadas pela Comissão Organizadora serão sempre pautadas pela defesa do bom andamento e do bem geral do campeonato e dos pilotos participantes.

Por isso, pedimos CONFIANÇA e exigimos RESPEITO às decisões tomadas.


REGRAS DA CORRIDA:
1) Duração: 40%
2) Falhas no motor: LIGADO (Normal)
3) Consumo de combustível: LIGADO (x2)
4) Consumo de pneus: LIGADO (x4)
5) Clima: INSTÁVEL
6) Regra das Bandeiras: LIGADO
7) Ajudas: Ajuda na recuperação de rodadas (F5): DESLIGADO
                Invulnerabilidade (F6): DESLIGADO (Danos 30%)
                Ajuda nos Boxes (F10): DESLIGADO
8) Pitstop: 1 PARADA OBRIGATÓRIA
9) Colisões: Ativadas com ping 99 ou menos (desligadas quando o ping ultrapassa 100)

PONTUAÇÃO:
1º Lugar – 25 Pontos
2º Lugar – 18 Pontos
3º Lugar – 15 Pontos
4º Lugar – 12 Pontos
5º Lugar – 10 Pontos
6º Lugar – 8 Pontos
7º Lugar – 6 Pontos
8º Lugar – 4 Pontos
9º Lugar – 2 Pontos
10ºLugar – 1 Ponto

- Será declarado campeão o piloto que somar mais pontos durante a temporada. O critério de desempate será o número de 1ºs lugares, 2ºs, 3ºs, e assim por diante. A pontuação das Equipes é a soma dos resultados dos pilotos que a representam.
- Só receberá pontos o piloto que completar ao menos 50% da corrida em que participar (metade). Exemplos: Se a corrida tiver 30 voltas, serão necessárias 15 voltas completas. Se a corrida tiver 29 voltas, da mesma forma serão necessárias 15 voltas, visto que 14 voltas não representariam 50% da corrida.

HORÁRIOS:

Servidor: SUPERF1BR
21h00 : Abertura do servidor
22h30 : Chamada final no Facebook para o início da classificação
22h35 : Classificação
22h50 : Warm up - Chamada final para a corrida
23h00 : Início da Corrida

*ATENÇÃO: O IP do servidor será postado no grupo do campeonato no facebook assim que tiver sido aberto por um dos organizadores. O piloto que se atrasar para a sessão classificatória deverá aguardar no Facebook o chamado para entrar no servidor durante o Warm up e poderá largar no final do grid.

  


REGRAS GERAIS E DE CONDUTA


 1 ) Só receberão pontos os pilotos que completarem pelo menos metade da corrida (50% do total).
- O piloto que deixar o servidor por motivo de desistência (apertar o esc sem qualquer justificativa) será advertido e não receberá pontos.
- O piloto que não pontuar por três GPS consecutivos, será advertido e poderá ser substituído. 


2 ) Não será permitido "mismatch" em HDV, engine, terrain ou em qualquer outro arquivo que propicie vantagem sobre os demais competidores. Caso um piloto seja descoberto alterando arquivos para obter vantagens sobre os demais competidores (cheats), poderá ser excluído do campeonato 


3 ) Durante o Warmup, será requisitado a todos os pilotos um "OK", para iniciar a corrida. Ao final da corrida, os pilotos deverão aguardar um "OK" para sair. 


4 ) Caso o piloto tenha que faltar a uma ou mais corridas, deverá comunicar sua ausência à Comissão Organizadora ou justificá-la, se for após a corrida.
- Duas faltas injustificadas consecutivas resultarão em advertência ao piloto.
- Três faltas injustificadas consecutivas resultarão em substituição do piloto (por descompromisso com o campeonato) que será colocado em lista de espera ou pode ser excluído. 


5 ) Pedimos aos pilotos que não usem o chat durante a sessão de classificação e corrida, ou, somente em situações absolutamente necessárias pois atrapalha, desconcentrando quem está na pista.
- O piloto que abusar no uso do chat será advertido e poderá ser excluído da corrida. 


6 ) Caso um piloto da Série A saia do campeonato, o piloto da Série B que melhor colocado estiver na tabela de pontuação, no momento em que a oportunidade surgir, será convidado a subir. Se o piloto não aceitar o convite, o próximo colocado na classificação será convidado e assim por diante.
- Caso um piloto suba para a Série A durante a temporada, ele estará sujeito ao rebaixamento (vide regra 8);
- Caso a Comissão Organizadora julgue que um piloto não está preparado para competir na Série A, ela poderá convocar a lista de espera do campeonato. 


7 ) Caso um piloto da Série B tenha que deixar o campeonato, será convidado um piloto da lista de espera, respeitando a data de entrada na lista.
- Para entrar na lista de espera, basta deixar um recado no mural do site, manifestando o interesse, com e-mail de contato.
- Os pilotos da lista de espera estarão sujeitos a serem testados antes de assumirem uma vaga no campeonato. 


8 ) Rebaixamento: Ao final da temporada, o último colocado da Série A deverá ceder seu lugar ao campeão da  Série B.





[REGRAS PARA ACUSAÇÃO]

                                           Enviar E-Mail Para: campeonato.superf1br@gmail.com

O piloto que se sentir prejudicado em algum incidente de corrida, poderá enviar um e-mail de acusação para que o incidente seja analisado pela Comissão Organizadora e as punições cabíveis sejam aplicadas, quando necessário. O e-mail de acusação poderá ser enviado para qualquer um dos membros da comissão e deve conter:

1- Nomes do(s) piloto(s) acusado(s);
2- Momento(s) da corrida em que ocorre o incidente (tempo no replay);
3- Resumo do incidente.

O prazo máximo para o recebimento das acusações será de três dias após a corrida (até quarta-feira 23h59). Passado o prazo, acusações serão descartadas. Entretanto, caso seja necessário, a Comissão Organizadora poderá aplicar punições, mesmo que não ocorra uma acusação formal.

Obs.: Caso algum membro da Comissão se envolva em acidente, ele será temporariamente substituído para análise do caso.

IMPORTANTE: Todos os pilotos deverão configurar seu mod para salvar o replay das corridas com a melhor qualidade possível. Em caso de acusação, o replay poderá ser requisitado para análise mais aprofundada. Pedimos isto pois, devido ao lag, podem ocorrer diferenças entre os replays e, por consequência, na visão do piloto. O piloto que não tiver o próprio replay, deverá aceitar a análise baseada na interpretação do replay do servidor.




> > > > PUNIÇÕES < < < <

Poderão ser aplicadas punições em casos que houver acusação formal ou quando a Comissão julgar necessário. Os incidentes serão cuidadosamente analisados através dos replays dos pilotos envolvidos. Lembramos que, devido ao LAG, muitos acidentes podem acontecer devido a mudanças bruscas na posição dos carros na pista. Caso se constate a influência do lag, isto poderá ser considerado, diminuindo ou até descartando a necessidade de punição. Acidentes fazem parte do jogo.

As infrações foram pré-definidas como: LEVE, MÉDIA, GRAVE e GRAVÍSSIMA.

* LEVE: 
- Toques leves sem "fair play" (exageros e afobações, principalmente na largada quando o fluxo de veículos é maior);
- Desrespeitar as regras gerais de conduta (faltar sem justificativa e abusar do uso do chat durante a classificação e corrida).

POSSÍVEIS PUNIÇÕES: 
* ADVERTÊNCIA; 
* PERDA DE POSIÇÕES NO GRID DE LARGADA DA PRÓXIMA CORRIDA (1 a 5 posições);
* ADIÇÃO DE TEMPO AO RESULTADO FINAL DA CORRIDA EM QUE OCORRE A INFRAÇÃO (5 a 10 segundos).
* LARGA POR ÚLTIMO NO PRÓXIMO GP, RESPEITANDO ADIÇÃO DE TEMPO DECIDIDA EM VOTAÇÃO (5 a 10 segundos);  
* PASSAGEM PELOS BOXES: ( O PILOTO DEVERÁ PASSAR PELOS BOXES SEM REABASTECER NEM TROCAR PNEUS ENTRE AS VOLTAS 2 E A VOLTA 5

* MÉDIA:
- Acidentes com danos graves aos carros envolvidos (perda de asa traseira ou dianteira, danos na suspensão ou roda);
- Desrespeitar a bandeira azul; "Dar passagem (o retardatário) a um carro mais veloz que quer ultrapassar" - Pelas regras da FIA de 2009, o piloto deverá permitir a passagem até três curvas após lhe ser mostrada a bandeira ou arrisca ser penalizado;

POSSÍVEIS PUNIÇÕES: 
* LARGA POR ÚLTIMO NO PRÓXIMO GP, RESPEITANDO ADIÇÃO DE TEMPO DECIDIDA EM VOTAÇÃO (15 a 30 segundos); 
* ADIÇÃO DE TEMPO AO RESULTADO FINAL DA CORRIDA EM QUE OCORRE A INFRAÇÃO (10 a 20 segundos).


* GRAVE: 
- Bater em outro piloto propositalmente; Dirigir na contramão; dirigir perigosamente ou com o carro avariado; estacionar o carro no meio da pista ou em local inadequado (tornando-se um perigo aos demais pilotos);
- Tirar proveito de alguma falha no jogo (trapacear editando arquivos do jogo).

POSSÍVEIS PUNIÇÕES: 
* DQ (DESCLASSIFICAÇÃO) PARA A CORRIDA EM QUE OCORRE O FATO; 
* LARGA POR ÚLTIMO, RESPEITANDO ADIÇÃO DE TEMPO (15 a 30 segundos).


* GRAVÍSSIMA:  
- Ofender outros pilotos, com palavras de baixo calão, seja durante as corridas ou posteriormente com postagens no grupo do facebook ou mensagens privadas;
- Reincidência nas infrações graves citadas anteriormente.

PUNIÇÃO: EXCLUSÃO DO CAMPEONATO.




[CORTES DE CAMINHO]

Devido ao grande número de ocorrências observadas durante as temporadas passadas, foi criada a seguinte regra, especialmente para eles. Lembramos que, pelas regras oficiais da FIA, é considerado corte de caminho quando o carro deixa de manter contato com a pista, sendo que as linhas brancas que delimitam a pista são parte dela, mas as zebras não são. Assim:

CORTE LEVE:
 - Passou perto da linha branca, com metade do carro dentro da zebra.
PUNIÇÃO: Adição de tempo no resultado final da corrida em que ocorre a infração
(+2 segundos por corte)


CORTE MÉDIO:
- Passou longe da linha branca com pelo menos duas rodas tocando a zebra.
PUNIÇÃO: Adição de tempo no resultado final da corrida em que ocorre a infração
(+7 segundos por corte)


CORTE GRAVE:
 - Passou longe da linha branca com as quatro rodas por fora da zebra.
PUNIÇÃO: Adição de tempo no resultado final da corrida em que ocorre a infração
(+15 segundos por corte)


* Haverá uma tolerância máxima de 3 cortes por piloto, desde que sejam LEVES (sabemos que existem cortes acidentais já que todos estamos buscando os limites. Erros acontecem).

* O piloto que cortar caminho por 10 ou mais vezes durante uma corrida será desclassificado.

* É possível amenizar ou descartar a punição se logo após o erro o piloto tirar o pé do acelerador para não levar vantagem sobre os demais competidores, demonstrando esportividade.




Obs: No decorrer do campeonato poderão surgir outras situações que mereçam ser penalizadas. Neste caso, a Comissão Organizadora irá analisar cuidadosamente os casos e enquadrá-los em uma das punições pré-estabelecidas.




[FAIR PLAY e BOM SENSO]

Em uma corrida online o LAG é um fator que pesa bastante na ocorrência de acidentes, principalmente nas largadas quando todos os carros estão próximos. Soma-se a isso a grande velocidade que alcança um carro de Fórmula 1, fazendo com que qualquer erro, por menor que seja, possa ser fatal, não só para quem comete o erro, mas também para quem não tem nada a ver com a história.


É preciso ter bom senso pois os acidentes naturalmente vão acontecer, já que fazem parte do jogo. Mas nem todo acidente é passível de punição. O importante é que cada piloto, sabendo das dificuldades comuns da "profissão", tente ao máximo ter um comportamento defensivo, respeitando o espaço do adversário de forma a evitar acidentes.


Caso um piloto exagere ou se empolgue em alguma situação e venha a causar um acidente, não se desespere. Primeiro porque culpar-se pelo acidente não irá mudar em nada a situação (ao contrário, pode trazer uma ótima experiência de aprendizado com a qual você poderá mair tarde evitar situações parecidas); segundo porque em alguns casos há maneiras de compensar o incidente com FAIR PLAY.


Um exemplo comum de fair play: um piloto está tentando ultrapassar outro piloto mas acaba tocando em sua traseira e ganha a posição ao tirar o adversário da pista (neste caso, o piloto está sujeito a receber uma acusação via e-mail e ganhar uma punição). Porém se o mesmo piloto devolver a posição algumas curvas a frente, isto será levado em conta a favor do acusado e pode até diminuir ou dispensar a aplicação de punições já que o piloto ao devolver a posição que ganhou irregularmente, demonstrou fair play e a boa intenção de compensar seu erro, além de não ter levado vantagem alguma com o ocorrido.


Ao longo do campeonato, todos irão se deparar com inúmeras situações que fugirão "ao normal" e exigirão decisões rápidas. E nós, afinal de contas, somos humanos, não máquinas. Portanto tenhamos paciência não só com nossos erros, mas também com os erros dos outros, visto que estamos todos no mesmo barco, buscando aprender e evoluir a cada passo.


Atenciosamente,
A Comissão Organizadora.